RELEASE – Rede Mães Atípicas

Rede Mães Atípicas: empoderando mães, transformando o mundo dos negócios

São Paulo, 02 de janeiro de 2025

Fundada em 2019 pela pesquisadora, professora universitária e consultora de diversidade Patricia Salvatori, a Rede Mães Atípicas é um ecossistema de desenvolvimento profissional para mães atípicas empreendedoras, ou seja, mães de pessoas com deficiência ou mães com deficiência.

Nosso propósito é alavancar o empreendedorismo de mães atípicas e gerar impacto social para organizações mais humanas e sustentáveis. A missão da Rede Mães Atípicas é proporcionar suporte e recursos para que as mães atípicas possam empreender e desenvolver seus próprios negócios, permitindo que tenham independência financeira e realizem seus sonhos profissionais. Atualmente a Rede conta com mais de 80 mulheres associadas, de todas as regiões do país, que trabalham de forma autônoma, atuando como artesãs, consultoras, comerciantes, advogadas, jornalistas, psicólogas, terapeutas, social mídia, doceiras, dentre tantos trabalhos incríveis.

Uma pesquisa realizada em 2023 por Patricia Salvatori com 326 mães atípicas apontou que cerca de 70% das mulheres tiveram suas carreiras interrompidas após a se tornarem mães atípicas. A falta de tempo para conciliar as demandas dos filhos e a falta de flexibilidade das empresas foram as principais razões de mudança. Um terço das mulheres migrou de empregos CLT para o empreendedorismo, formal ou informal, por necessidade. E metade das que pararam de trabalhar gostariam de empreender.

A Rede Mães Atípicas está comprometida em promover a inclusão e a equidade no mercado de trabalho. Ao conectar as mães atípicas empreendedoras com oportunidades de negócios e parcerias, buscamos criar um ambiente onde todas as mulheres tenham a chance de prosperar e alcançar seu potencial. Ao criar seus próprios negócios, elas não apenas geram renda para suas famílias, mas também se tornam modelos de negócios e mudança social para seus filhos e para a sociedade em geral.

Empresas podem se tornar parceiras da Rede Mães Atípicas e contribuir para o empoderamento dessas mulheres empreendedoras por meio de:

  • Desenvolvimento organizacional: Workshop Maternidade / Parentalidade Atípica
    • Palestras de sensibilização para colaboradores(as) sobre especificidades da maternidade e parentalidade atípica, promovendo conscientização e a criação de ambiente mais inclusivo;
  • Conexão: Feira das Mães Atípicas Empreendedoras
    • Feira com curadoria, realizada dentro organização para conexão com mães atípicas empreendedoras; 
  • Pertencimento: Programa Interno para mães atípicas colaboradoras
    • Mapeamento e proposição de políticas de trabalho flexíveis;
    • Grupos de apoio para mães atípicas dentro da empresa;
    • Programas de mentoria para mães atípicas colaboradoras;
  • Impacto: Diversidade na Cadeia Produtiva
    • Capacitação e Mentoria para contratação de fornecedoras mães atípicas;
  • Selo Empresa Apoiadora da Rede Mães Atípicas
    • Apoio/Reconhecimento de empresas comprometidas no longo prazo a promover a inclusão e o desenvolvimento profissional de mães atípicas.

Mulheres que são mães de pessoas com deficiência ou mães com deficiência + trabalham como autônomas (formal ou informal), são convidadas a se juntar à Rede Mães Atípicas. É 100% gratuito e oferece uma plataforma para divulgação de trabalhos, além de acesso a recursos e oportunidades exclusivas.

Em 2025 junte-se a nós para apoiar a diversidade da maternidade e as mães atípicas empreendedoras que estão fazendo a diferença em suas comunidades e no mundo dos negócios.

Contato:

Patricia Salvatori

Rede Mães Atípicas

E-mail: psalvato@uol.com.br

Tel: +55 11 97731-2122